domingo, outubro 18, 2009

Clientes de fim-de-semana...

Como eu detesto os clientes de fim-de-semana, que só vêm chatear, levar catálogos ao kg e fazer perguntas idiotas, às quais temos que responder.
Para quem não sabe, trabalho numa agência de viagens localizada dentro de um shopping. E como em todo o lado, temos todo o tipo de clientes, mas os de fim-de-semana são simplesmente "divinais". Claro que há excepções, mas a maioria são pessoas que não sabem o que querem, para além de terem alguma dificuldade em perceber as coisas, e ainda há os que querem que nós sejamos adivinhos.
Admito que, tal como noutros locais, a publicidade das viagens traz sempre letras pequeninas que não lemos, mas que têm toda a informação necessária, ou melhor, toda a informação que responde à maioria das perguntas idiotas que nos colocam.
Para terem um exemplo, ainda ontem, assim que entrei, atendi um cliente que me questionou sobre um poster A3 da Disney que diz "A estadia e voos para menores de 7 anos são Grátis!". A pergunta dele era se as crianças de 7 anos também eram grátis. Ora bem, toda a gente lê a palavras menores. Se são menores todas as crianças com 7 ou mais anos de idade, já pagam.
Claro que há clientes que nem percebem que entraram numa agência. Ora vejam o que se passou hoje de manhã à minha colega.

"Olá!
Antes que me esqueça: Esteve na loja um Sr. a pedir Programas "Light" para o Reveillon.
Tive de lhe perguntar o que é que ele entendia por "Light" pois não sabia se era daqueles programas tipo dieta em que as pessoas passam fome, mas só durante o Reveillon!Lol
Fiquei mais descansada quando me respondeu que entendia por "Light" programas Cá Dentro de Portugal. Ufa
Também me apareceu um Ucraniano com um flyer da Clix na mão a dizer que queria falar mais barato para a Ucrânia, assim do nada...
O que é que se pode fazer nestes casos? Disse-lhe com um ar muito calmo e simpático que não era aqui que tratava, pois estava numa agência de viagens.
Ele achava que estava na TMN e saiu daqui ainda desconfiado com a minha informação, pois olhou para o Neon da Star para ver se eu o estava a enganar...
Beijinhos,"


Isto são alguns episódios, mas há muitos mais.

Quem está no atendimento ao público sofre.
Todos nós somos clientes e, cada vez mais, somos prestadores de serviços e, como tal, apanhamos com clientes complicados e temos que ser pacientes e atenciosos, mas tudo tem um limite.